Coro Sinfônico da UFRJ

Coro Sinfônico da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado às grandes obras corais sinfônicas de todos os tempos...

Coro Sinfônico da UFRJ é…

More...
Série Talentos UFRJ

Série Talentos UFRJ

Institucional >> Séries Temáticas

Divulgando a pluralidade da produção artística da Escola de Música

Foi criada em…

More...
Orquestra de Sopros

Orquestra de Sopros

Institucional >> Conjunto Estáveis

Formada por alunos da disciplina Prática de Orquestra...

Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Cras aliquam, ante quis convallis semper, nunc…

More...
Galeria de Imagens

Galeria de Imagens

Fotos e imagens dos eventos da Escola de Música...

More...
Orquestra Juvenil

Orquestra Juvenil

Institucional >> Conjunto Estáveis

Em funcionamento desde 1995...

A Orquestra Juvenil da UFRJ foi criada pelo maestro André…

More...
Trio UFRJ

Trio UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Grande abrangência de repertório e atuação...

Reconhecendo afinidades de concepções musicais e técnicas,…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início
Obras Editoradas PDF Imprimir E-mail

Em 2002 foi criado o projeto "Edição de obras do acervo de manuscritos da Biblioteca Alberto Nepomuceno da Escola de Música da UFRJ". O principal objetivo do projeto foi de editorar obras do acervo de manuscritos musicais da BAN, permitindo o acesso dos músicos e do público a obras de alguns dos mais importantes compositores brasileiros. Trabalhando com alunos bolsistas o projeto permitiu, paralelamente, o treinamento de alunos para o trabalho de pesquisa em arquivos de manuscritos, pesquisa historiográfica e editoração musical.

 

O projeto contou com o apoio da FUJB para a compra de equipamento através do Programa Antonio Luiz Viana. Em 2004 o projeto ganhou o Prêmio Antonio Luiz Viana como um dos melhores projetos de pesquisa da UFRJ.


Parte do material editorado foi apresentado em concertos com diferentes orquestras e utilizado em dois CDs com a Orquestra Sinfônica da UFRJ. O primeiro, intitulado "Tempus Nativitatis" com o Coral dos Canarinhos de Petrópolis apresenta seis Graduais para o período natalino do Padre José Maurício Nunes Garcia (1767-1830). O segundo, gravado com recursos do Ministério da Cultura, apresenta obras dos compositores Leopoldo Miguez (1850-1902) e Henrique Oswald (1852-1931) recuperadas pelo projeto.


Os resultados do projeto foram apresentados no I Colóquio Brasileiro de Arquivologia e Edição Musical, ocorrido na cidade de Mariana (MG) entre os dias 18 e 20 de julho de 2003. O texto apresentado na ocasião foi incluído nos Anais do Colóquio e publicado às páginas 63 a 72.

 


Autores e obras editoradas

 


José Maurício Nunes GARCIA:


Gradual Virgo Dei Genitrix – Registrada em CD: Coral dos Canarinhos de Petrópolis e Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ – Reg: Marco Aurélio Lischt (CD)
Gradual Hodie Nobis Coelorum Rex – Registrada em CD: Coral dos Canarinhos de Petrópolis e Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ – Reg: Marco Aurélio Lischt (CD)
Gradual Tecum Principium – Registrada em CD: Coral dos Canarinhos de Petrópolis e Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ – Reg: Marco Aurélio Lischt (CD)
Gradual Omnes de Saba Venient – Registrada em CD: Coral dos Canarinhos de Petrópolis e Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ – Reg: Marco Aurélio Lischt (CD)
Gradual Alleluia, Ângelus Domini – Registrada em CD: Coral dos Canarinhos de Petrópolis e Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ – Reg: Marco Aurélio Lischt (CD)
Henrique OSWALD:
En Revê para orquestra – Registrada em CD: Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ – Reg: André Cardoso (CD)
• Noturno para cordas.

 

Leopoldo MIGUEZ:

 

Suíte a Antiga op. 25 – Registrada em CD: Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ – Reg: André Cardoso (CD). Apresentada em concerto com as orquestras Sinfônica da UFRJ, Sinfônica Nacional da UFF e Filarmônica do Espírito Santo.
Sylvia – Elegia para orquestra de cordas – Registrada em CD: Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ – Reg: André Cardoso (CD)
Chanson d'une jeune fille op. 24 para orquestra de câmara – Registrada em CD: Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ – Reg: André Cardoso (CD).
Abertura "Pelo Amor" - Apresentada em concerto com a Orquestra Sinfônica da UFRJ – Reg: Ernani Aguiar.
Madrigal para violino e orquestra - (em fase de revisão).
Esboços para cordas – Série I – (em fase de revisão).
Esboços para cordas – Série II – (em fase de revisão).

 

Francisco BRAGA:

 

Marionettes para orquestra de cordas – (em fase de revisão).
Abertura "O contratador de diamantes" – (em fase de revisão).

 

 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO